Brasil confirma equipe para o 99º Six Days
Por: valdecy costa | 11 de agosto de 2025Confederação Brasileiro de Motociclismo confirma pilotos para Six Days em Bergamo, na Itália
A Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) anunciou, durante o Enduro de Aracruz, os pilotos que representarão o país na 99ª edição do International Six Days of Enduro (ISDE), que será realizada entre os dias 24 e 29 de agosto de 2025, em Bergamo, na Itália. Considerado a “Olimpíada do Enduro”, o evento deste ano reunirá cerca de 700 pilotos de 33 países e é a competição por equipes mais tradicional do motociclismo off-road mundial.
A Seleção Brasileira será formada por Bruno Crivilin (Honda), Vinicius Calafati (Honda), Luciano Rocha (Honda) e Renato “Muguinho” Paz (Beta). Crivilin é o mais experiente do grupo, tendo participado de seis edições anteriores e conquistado quatro medalhas de ouro e uma de prata, sendo o maior medalhista brasileiro na história da prova. Calafati também acumula experiência internacional, com três participações e três medalhas, sendo uma de ouro e duas de prata. Já Luciano Rocha e Renato Muguinho estreiam na competição, trazendo renovação ao time.
O chefe da Delegação Brasileira no Six Days 2025 será o mineiro Rômulo Bottrel, um dos nomes mais experientes do enduro nacional. Ao longo de sua carreira como piloto, Bottrel conquistou inúmeros títulos brasileiros em diversas modalidades. Após anunciar sua aposentadoria das pistas, ele passou a atuar como gestor técnico da Honda Racing e em 2025 assumiu oficialmente como chefe da equipe Honda Racing de Enduro, liderando os trabalhos com os pilotos e contribuindo diretamente para o desenvolvimento técnico e estratégico da equipe.
Além da equipe principal, o jovem João Pedro Basílio (Sherco) foi confirmado pela FIM Latin America como integrante da Seleção Latino-Americana Junior, repetindo sua participação de 2024, quando conquistou medalha de prata na Espanha.
LEIA MAIS: VÍDEO: Os melhores momentos do 3º dia do ISDE, Brasil é décimo na geral
As camisetas oficiais da Delegação Brasileira no Six Days 2025 estão à venda pelo whatsapp (34) 8804-4211, com Dines Zamai
O ISDE 2025 será sediado pela terceira vez em Bergamo, cidade considerada berço do Enduro na Itália. A prova terá cerca de 1.300 km, com três percursos diferentes (um percurso para o primeiro s segundo dias, outro percurso para o terceiro dia e mais um percurso diferente para os 4º e 5º dias. No sexto dia a prova é disputada com os pilotos largando lado a lado, em um formato Cross Country). Serão 10 Testes Especiais diferentes, com até sete especiais por dia. O paddock será montado na Fiera di Bergamo, estrutura com mais de 70 mil m² próxima ao centro histórico e ao aeroporto local.
O Brasil voltou a competir no ISDE em 2017, após um hiato desde 2003, quando sediou a prova em Fortaleza. Na edição de 2017 na França, a equipe formada por Crivilin, Rômulo Bottrel, Gustavo Pellin e Diego Colett conquistou o 8º lugar geral — melhor resultado da história. Em 2022, na Itália, o país repetiu o feito com Crivilin, Calafati, Pellin e Patrik Capila.
A expectativa para 2025 é alta, com uma equipe que mescla pilotos experientes e jovens talentos, em uma edição que promete ser histórica para o Enduro mundial.
Crédito: CBM
Foto: Alberto Barbosa/Dirt Photos