Notícias

Enduro da Independência ganha programa especial na Rede Minas

Por: valdecy costa | 2 de setembro de 2025

São mais de cinco edições de atração dedicada à competição que vão ao ar de 3 a 7 de setembro

A Rede Minas entra no percurso do Enduro da Independência. Dentro de um estúdio móvel montado em um caminhão, a equipe de Jornalismo da emissora vai mostrar, entre os dias 3 e 7 de setembro, o desempenho dos pilotos nas trilhas. O trajeto começa em Aparecida (SP) e passa pelas cidades mineiras de São Lourenço, São João del Rei, Brumadinho e Carmo da Mata. Antecipando a largada, tem programa especial na terça (2), abrindo o início da cobertura especial da 43ª edição do evento.

O programa Esportes pelo Ar, da Rádio Inconfidência, é exibido excepcionalmente na Rede Minas. A atração, inteiramente dedicada ao Enduro da Independência, toma conta da telinha. “Já na terça, antes do evento, damos início à cobertura com um programa especial. De quarta a domingo, serão flashes e programas diários. Um espaço inédito do motociclismo off-road na TV aberta. Com essa iniciativa, cumprimos a missão de democratizar o acesso ao esporte, dando visibilidade para todo o estado, e de incentivar o turismo em Minas Gerais, que é rota dos pilotos”, disse o presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, gestor da emissora pública mineira.

O coordenador Lúcio Pinto Ribeiro também comenta sobre o espaço dedicado à competição na emissora pública mineira. Segundo ele, “a parceria com a Rede Minas é vista como uma das grandes novidades. Já há alguns anos temos mostrado, em nossas redes sociais, várias situações da prova. Agora, com a Rede Minas e toda a sua equipe muito bem aparelhada e preparada, temos a chance de mostrar em programas diários e reportagens diversas, na TV aberta, e para todo o estado. Isso movimenta a economia e o turismo. Sem dúvida, esta parceria entre o EI e a Rede Minas é especial e já está sendo bastante comentada e comemorada”.

A estreia é no estúdio da emissora, em Belo Horizonte, nesta terça (2), às 23h. O jornalista Sulimar Silva recebe os ex-pilotos Lúcio Pinto Ribeiro, também coordenador do enduro; Amarildo Martins, locutor; e o vereador Braulio Lara, que já participou de cinco edições do evento. Também marca presença o mascote Euclydes. Na quarta (3), o programa é exibido de Aparecida, às 19h. Nos dias 4, 5 e 6, a equipe da emissora vai estar na rota do enduro e dá as novidades na atração, às 20h. O encerramento é domingo (7), com a premiação às 17h. Durante toda a semana, a Rede Minas também exibe flashes direto do evento, às 7h.

Enduro da Independência

Neste domingo (07), os brasileiros festejam os 203 anos da independência do Brasil. O momento de ruptura com Portugal dá nome a um dos mais tradicionais campeonatos de motociclismo off-road do país. A competição nasceu em 1983 com a proposta de reconstituir a viagem de Dom Pedro I à Vila Rica, antiga capital de Minas Gerais. Essa jornada contribuiu para o processo de separação do Brasil da coroa portuguesa.

Em sua 43ª edição, o Enduro da Independência reúne cerca de cem pilotos em 800 quilômetros de trilhas de São Paulo a Minas Gerais em provas que duram quatro dias. A programação começa quarta (3), com cerimônia de abertura em Aparecida, São Paulo. No dia 4, é dada a largada para São Lourenço, Minas Gerais. São João del Rey é o destino do dia 5. Já no dia 6 os competidores partem para Brumadinho. O percurso encerra no dia 7, em Carmo da Mata, onde acontece a premiação.

 

Crédito: Adalto Motoraid