Catálogo de Motos 2026
Por: valdecy costa | 12 de setembro de 2025Kawasaki/KTM/Honda/Yamaha novos modelos para 2026
Diferente dos anos anteriores, as fábricas apresentaram seus novos modelos um pouco mais tarde. Depois da Honda e a Kawasaki divulgarem suas linhas 2026 sem grandes novidades, foi a vez da Yamaha apresentar sua linha de motocross. E, para surpresa do setor, o modelo 450F foi renovado e recebeu também a esperada embreagem hidráulica e um inovador sistema antirroubo. Confira a seguir as novas versões da Kawasaki, Honda e Yamaha.
Estamos passando por um período atípico, com uma economia mundial fragilizada pelas guerras e incertezas que afetam todos os setores da indústria, como a do motociclismo. E no caso do setor off-road, isso fica evidente com o atraso no lançamento dos novos modelos. A gigante europeia KTM, que sempre esteve à frente nos lançamentos, paralisou temporariamente sua produção e ainda não apresentou sua linha 2026, em virtude de sua crise financeira. Mas as marcas japonesas já apresentaram suas novidades para a próxima temporada. O destaque foi a Yamaha, que renovou completamente a YZ450F.


KTM – Depois de um atraso no lançamento da sua nova linha, em virtude da paralisação da sua produção, buscando enfrentar uma crise financeira, finalmente a marca austríaca apresentou ao final de julho sua nova linha,e como esperado, sem modificações significativas, a não ser o novo grafismo com o nome KTM em degradê (laranja e amarelo) e o uso da cor roxa, assim como refinamentos na suspensão.
A fábrica manteve todas as demais especificações da versão anterior, como a função Quickshifter , que permite mudanças de marcha sem embreagem a partir da 2a. para a 5a, interruptor de seleção de mapa, controle de tração, lançamento e Quickshifter, sistema de embreagem hidráulica Brembo, assim como os freios da mesma marca, cubos usinados em CNC e aros Excel, unidade de conectividade Off Road entre outros. A linha mini motos não teve alterações.
A marca informa que os novos modelos vão estar disponíveis no mercado internacional a partir de setembro.






As alterações do chassi se concentraram no equilíbrio das características de rigidez e flexibilidade. A estrutura interna e externa foi revisada, e inclui um tubo inferior dianteiro mais fino que resulta em uma condução altamente estável com sensação dianteira aprimorada para melhor desempenho nas curvas.
Um novo amortecedor e configurações revisadas do garfo desenvolvidas em conjunto com a KYB, oferecem uma sensação de amortecimento aprimorada com menos reação de impacto, proporcionando a confiança para pilotar com mais força por mais tempo. O amortecedor atualizado também possui um novo ajustador da compressão de baixa velocidade, operado manualmente para ajustes simplificados na pista. Essas atualizações combinadas visam maior usabilidade em tudo, desde curvas lentas e apertadas até de alta velocidade e uma motocicleta mais fácil de inclinar e mais fácil de escolher ou manter uma linha, com um nível mais alto de desempenho geral nas curvas.
O motor também foi refinado com a adição de uma porta de admissão redesenhada que produz um efeito de entrada mais forte na câmara de combustão, para uma combustão mais eficiente. O resultado é uma resposta mais linear do motor para maior controle e sensação de conexão entre o acelerador e a roda traseira. Há também um novo ressonador e duto adicionados na entrada de ar e um novo ressonador incluído no sistema de escapamento para reduzir o ruído, em conformidade com os regulamentos FIM e AMA e aumentar o conforto do piloto.
Nas grandes surpresas, há uma nova embreagem hidráulica, para engates suaves e consistentes com menos esforço e eliminando a necessidade de ajustes na pista. Além disso, um novo design do cubo interno da embreagem lubrifica uma área maior para um desempenho mais estável e vida útil mais longa. E ainda, uma função de bloqueio de ECU, pioneira no setor, foi adotada na YZ450F 2026 para dissuasão de roubo, evitando a partida não autorizada do motor. Para o desbloqueio é exigido uma senha por meio do aplicativo Yamaha Power Tuner.
No visual, um novo number plate dianteiro mais fino e compacto, novas laterais de duas peças, para-lama traseiro mais “afiado” e novos gráficos YZ. Há também um novo material de capa de assento, que mantém a facilidade de deslizamento do piloto para a frente e melhora a aderência no deslizamento para trás durante a aceleração.
Os demais modelos de motocross (YZ250F, YZ125 e YZ250) mantiveram as mesmas características das versões anteriores, mas para toda a linha MX (de 125cc a 450cc) existe a nova série limitada comemorativa dos anos 1970, nas cores branca e vermelha.
Vale lembrar que outras marcas estão apostando no off-road mundial, como a britânica Triumph e a italiana Ducati, mas esses novos modelos ainda não estão sendo disponibilizados no mercado brasileiro, devendo num futuro próximo fazerem parte dos produtos comercializados por essas marcas.
Crédito: Revista Dirt Action