Notícias

Grecco conquista o pentacampeonato no Cerapió

Por: valdecy costa | 31 de janeiro de 2026

A 39ª edição desta que é uma das mais tradicionais provas do off-road nacional se mostrou exigente e desafiadora, com muita navegação, trilhas e diferentes tipos de terreno, em quatro dias de disputas. Foram quatro dias de grandes disputas e muito suor derramado! A quarta e última etapa teve largada às 8h de Piracuruca (PI). O percurso teve 288 km e seguiu rumo a Teresina (PI), com a festa da chegada na Arena Praia de Verão, no Teresina Shopping. A prova abriu a temporada 2026 do Brasileiro de Enduro de Regularidade.

Se engana quem pensou que a direção de prova pegaria “leve” no último dia de disputa. A etapa final manteve o padrão: percurso extremamente técnico, com muitos obstáculos (entre eles, algumas poças d’água) e que continuou pedindo concentração dos pilotos – tão embora, o próprio cansaço físico e mental foi mais um desafio enfrentado por eles. Os carnaubais novamente chamaram a atenção compondo belos cenários.

O roteiro passou por cidades como Batalha, Barras, Cabeceiras e José de Freitas e, embora os participantes tenham relatado uma pilotagem divertida, a navegação foi bem complexa, com médias de velocidade justas, muitas referências e mudanças de direção. Foi mais um dia que não deu margem para erros.

A chegada em Teresina encerrou um ciclo de sucesso da 39ª edição do Cerapió, mas o clima nos bastidores já é de planejamento para o futuro. O diretor geral do evento, Ehrlich Cordão, destaca que o fim desta prova marca o início da contagem regressiva para a edição de 2027. “Concluímos na certeza de que o Cerapió se consolida como o maior rally de regularidade da América Latina. Agora, todas as atenções se voltam para a nossa 40ª edição, um marco histórico que celebrará quatro décadas de tradição, esporte e integração no Nordeste”, afirmou.

No início da noite, às 19h, o público acompanhou o show de manobras radicais da equipe Força & Ação. O encerramento oficial ocorreu a partir das 21h, no restaurante Pé de Coco, com a festa de premiação que celebrou os grandes campeões.

Neste quarto dia, vitória de Misael Amariz na categoria Elite, seguido por Jomar Grecco, Eduardo Veneroso, Leonardo Malagutti e fechando os cinco primeiro Guilherme Portela. Com este resultado, o campeão da nova edição do Cerapió, é Grecco, seu quinto título na prova.

“Que competição incrível, A cada edição que eu participo me impressiono cada vez mais! Foram mais de mil quilômetros de pura adrenalina, trilhas desafiadoras e muita aventura, principalmente pelas chuvas que aconteceram durante o evento. Trechos bastante alagados e terreno molhado, foi o que trouxe um diferencial para essa edição e desafiou ainda mais a navegação, porém no final deu tudo certo. Quero agradecer primeiramente a Deus pelos livramentos e pela vitória, e também a minha família, pelo apoio e motivação. A todos os meus patrocinadores que me ajudam a ter o máximo de performance, meus parceiros de equipe que me ajudaram durante esse período, e a todas as pessoas, que enviaram mensagens de apoio e energias positivas.” afirmou Grecco.

Outros vencedores desta etapa: Alex Nunes (Graduado); Charleu Spricigo (Over 35); Cristiano Silva e Wesley Antunes (Dupla Graduado); Lucio Flávio (Over 45); Erasmo Schwanz (Over 50); João dalla (Intermediária); Sandro Hoffman (Over 55); José Alberto (Over 60); Bárbara Neves (Feminino), Brendon Oliveira (Novato); e Matheus Knupp e Pitácio LLustosa (Dupla Novato).

Campeões do Cerapió: Daniel Zanin (Graduado); Raphael Reblin (Over 35); Cristiano Silva e Wesley Antunes (Dupla Graduado); Daniel Ribeiro (Over 45); Erasmo Schwanz (Over 50); Luciano Rocha (Intermediária); Sandro Hoffman (Over 55); José Alberto Scheid (Over 60); Bárbara Neves (Feminino); Davi Gonçalves (Novato) e Matheus Knupp e Epitácio Lustosa (Dupla Novato).

O 39º Rally Cerapió tem patrocínio máster de Consórcio Honda, Ministério do Turismo – Governo do Brasil, do Lado do Povo Brasileiro.

Patrocínio de GWM, Governo do Piauí, SECOM – Secretaria de Comunicação, Governo do Ceará – Setur e Sebrae.

Apoio de Reron e Teresina Shopping.

Apoio Institucional de Prefeitura de Aracati, Prefeitura de Canindé, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Piracuruca e Prefeitura de Teresina.

Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo

Organização: ABR

Realização: Radical Produções

Crédito: DirtAction

Fotos: Doni Castilho